• TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: PRÁTICAS POSSÍVEIS NA ALFABETIZAÇÃO.
Bolsistas:
  Ana Paula de Souza
 Eunice Uzeda
 Vitor Reis




Pensar em educação numa sociedade envolvida e marcada por processos que circundam em informações transmitidas, de modos diferenciados de comunicação e conhecimento em rede, é pensar soluções que viabilizem sua perspectiva metodológica. As tecnologias digitais vêm provocando rápidas transformações que interferem e influenciam, direta e indiretamente, nestes processos e a escola não poderia passar incólume diante dessas abordagens. Com caráter etnográfico, realizamos oficinas com foco nas Tecnologias Dependentes e Independentes nas Escolas Municipais Ruy de Lima Maltez e Vivaldo da Costa Lima, a fim de analisar como esses conceitos tem se formado no cotidiano dos educandos. Além desta perspectiva, buscamos compreender a situação atual, e reflexões realizadas, do corpo docente e gestor das escolas com relação a esta temática, voltando-se também para a questão da inclusão digital no âmbito escolar municipal da cidade de Salvador. Esse trabalho constitui a base empírica de um dos artigos que comporá o II Volume do Livro do PIBID - Pedagogia.

Palavras-Chave: Tecnologia Educacional; Tecnologia da Informação e Comunicação; Alfabetização e Inclusão Digital.

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