A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE INFANTIL: AUTOESTIMA NA DIVERSIDADE ESCOLAR


  • A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE INFANTIL: AUTOESTIMA NA DIVERSIDADE ESCOLAR
Bolsistas:
Janaina Garcia Vaz Pinto
Juliana Santos Silva
Luciane Pereira Fernandes

No segundo semestre de 2011, na Escola Municipal Ruy de Lima Maltez, o projeto orientador das nossas atividades é “Africanidades”, o mesmo da escola, e as atividades ocorrem nas quartas e quintas-feiras na turma do 1º ano do ensino fundamental I. Nossa perspectiva de trabalho é alfabetização cidadã, além das práticas de letramento. Por conta disso procuramos desenvolver um trabalho que contribua para o avanço do aprendizado dos educandos, sobretudo na leitura, escrita e sobre a cidadania, esta baseada no estatuto da criança e do adolescente. Sabemos que Salvador é a cidade que concentra a maior quantidade de negros fora da África e consequentemente a maior parcela da população das escolas públicas é negra. Vivemos numa mistura étnica, cultural e social, mas é muito fácil nos perdermos nesta mistura e assim muitos têm dificuldade em identificar suas raízes culturais. Se isto para os adultos já se torna difícil, o que falar de nossas crianças afrodescendentes? Em nossa atuação enquanto bolsistas-pesquisadoras no PIBID-Pedagogia, percebemos a importância da auto-estima nas crianças para o seu autoreconhecimento enquanto pertencente a uma cultura singular, cultura esta que em nosso trabalho constatamos ser mal reconhecida por estas. Daí a importância do trabalho com este tema, no ambiente privilegiado que é a escola. E assim buscamos em nossas atividades o auto reconhecimento dos educandos enquanto integrante de uma cultura, que tem em suas raízes a negritude ou afrodescendencia, bem como a valorização das suas características físicas, culturais e religiosas, proporcionado dessa maneira a formação de sua identidade e respeito às diferenças.

Palavras chaves: alfabetização, letramento, africanidades, autoestima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...