A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NOS PROJETOS ALFABETIZADORES NA ESCOLA MUNICIPAL VIVALDO DA COSTA LIMA


  • A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NOS PROJETOS ALFABETIZADORES NA ESCOLA MUNICIPAL VIVALDO DA COSTA LIMA
Supervisora:
Mª Valéria de O. Oliveira

O programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid-Pedagógia) na Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima, tem ocorrido durante este ano e meio com atuação plena e satisfatória das acadêmicas.
O PIBID-Pedagógia atende as crianças das séries iniciais na faixa etária de 6 a 8 anos. A proposta trazida pelo grupo das acadêmicas busca nos eixos temáticos viabilizar projetos para alfabetizar de forma multidisciplinar e lúdica. Este trabalho tem permitido a reflexão da docência e da praxe pedagógica ao planejar os conteúdos para assim executá-los. Permite ao professor em formação, discutir e trocar idéias acerca do processo de alfabetização e contribui para a construção da formação do educador. O trabalho realizado em nossa unidade escolar prioriza a alfabetização voltada ao resgate social e valorização da etnia racial, trazendo na transversalidade e mutipluralidades significado para alfabetização e letramento dos educandos. O lúdico é trazido nas intervenções como práticas de contextualização dos saberes nas atividades orais e escritas já que o universo da criança é feito de sonho, imaginação e realidade. O trabalho com o lúdico nas series iniciais tem despertado o interesse e o avanço na aprendizagem das crianças, dado significado aos conteúdos e desenvolvendo habilidades. Nessa proposta, realizamos oficinas de montagem de brinquedos e jogos pedagógicos com material de sucata para que as bolsistas pudessem participar e desta forma aprender a confeccionar o seu próprio material para trabalhar com os alunos.
Neste período, vários projetos foram trabalhados como: Projeto de Contos coletivos buscando estimular a oralidade e escrita. Projeto de Identidade, que foi voltado para despertar a valorização do individuo, proporcionando a conscientização da valorização social do aluno. Projeto do Folclore, que teve como objetivo principal resgate histórico de nossas raízes culturais. Projeto indígena que promoveu apropriação de saberes. O Manifesto contra abuso sexual da criança e do adolescente que promoveu o envolvimento de toda a escola. Trabalhos estes que por muitas vezes proporcionaram também a participação de outros alunos não só do grupo do PIBID como também alunos de outra escola e comunidade para socialização.
O trabalho realizado tem o apoio de todos na unidade escolar, e desperta o interesse tanto dos alunos como dos Professores. Os Museus e Projetos, também dão suporte e enriquecem o nosso trabalho.
Desta forma continuamos avançando para permitir a construção do conhecimento das acadêmicas no processo de ensino e aprendizagem da alfabetização para a infância apoiando e buscando formar e orientar o trabalho docente a ser desenvolvido pelas bolsistas.

Palavras- chaves: Alfabetização, formação acadêmica e ludicidade.

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