PIBID DENTRO DA ESCOLA MUNICIPAL RUY DE LIMA MALTEZ


  • PIBID DENTRO DA ESCOLA MUNICIPAL RUY DE LIMA MALTEZ
Supervisora:
 PATRÍCIA SIERPINSKA NOGUEIRA


DESCRIÇÃO: o programa institucional de bolsas de iniciação á docência (PIBID) do curso de Pedagogia da FACED-UFBA, aprovado pela CAPES, concentra-se na Educação para a Infância, compreendendo os processos de alfabetização e letramento especialmente localizados nos grupos de crianças entre seis e oito anos cursando o primeiro ciclo do ensino fundamental I, sendo neste caso específico, alunos da Escola Municipal Ruy de Lima Maltez. Com duração prevista de dois anos, o programa tem por finalidade a atuação das bolsistas-PIBID, graduandas em pedagogia pela UFBA, dentro da perspectiva da prática pedagógica em sala de aula que representa a qualificação ativa destas, na área da alfabetização da infância, permitindo a construção de novos saberes docentes e ampliação do aprofundamento epistemológico no campo da educação voltado aos processos de alfabetização.
No que concerne à escola Ruy de Lima Maltez, o projeto pontuou positivamente no desenvolvimento dos alunos, que tem aulas de reforço auxiliando àqueles que apresentam maiores dificuldades de aprendizagem, tornando assim o desempenho das turmas envolvidas no processo, mais homogêneo.
Com aulas lúdicas e participativas, as bolsistas, sob a minha supervisão, perfazem um aprendizado que se torna mútuo, por ambas as partes, numa tríade interativa, participativa e construtiva para todos: alunos da escola, alunas bolsistas e a mim, enquanto supervisora.
De forma fluída, a construção do trabalho se faz perante uma parceria onde o constructo se dá não somente na forma teórica, mas principalmente na prática pedagógica vivenciada na realidade da escola.
As alunas bolsistas, num total de sete, foram subdivididas em três grupos que atuam com o ECA e alfabetização e letramento nas turmas do 1º e 2º anos do ensino fundamental I. Nesse contexto, não perdemos de vista contemplar no âmbito da sala de aula, questões de direitos e deveres previstos no ECA, mantendo o foco também nessa questão junto aos alunos. O Projeto PIBID ventilou nas escolas em que atuou, novas possibilidades de ensinar seus alunos numa perspectiva mais lúdica e participativa, através das propostas de aulas ministradas pelas bolsistas, sob orientação das bolsistas-supervisoras do PIBID. No curso do ano de 2010, iniciamos o projeto tomando como base os estudos que norteiam a práxis pedagógica no que concerne alfabetização e letramento, de acordo com os teóricos acima citados. Nessa perspectiva, a produção de um material científico que pudesse viabilizar nosso trabalho foi de fundamental importância para consolidar a parte teórica e possibilitar a implementação da prática desse conhecimento na atuação das bolsistas em sala de aula, lidando diretamente com as adversidades que este ambiente proporciona no dia a dia do trabalho pedagógico com crianças.
OBJETIVO: Compreender criticamente a importância da prática docente alfabetizadora tendo em vista as diretrizes e os procedimentos técnicos e didáticos que norteiam esses processos a fim de construir e implementar novas metodologias que auxiliem os educandos na aquisição da leitura e escrita com propriedade.
METODOLOGIA:
Rodas dialógicas que viabilizam a discussão e troca de experiências.
Etnografia, que proporciona o estudo do objeto dentro de uma perspectiva de vivência e interação direta com este.
Arte-educação que traz o lúdico para a prática docente numa perspectiva de ensinar a criança de forma mais prazerosa.
RESULTADOS: Os resultados alcançados foram bastante satisfatórios, pois impulsionou os alunos de forma positiva na apropriação da leitura e escrita. As aulas diversificadas com arte-educação deram uma visão mais descontraída aos alunos na apreensão dos conteúdos trabalhados.
CONCLUSÕES: O Projeto ainda está em curso, pois tem duração de dois anos e ainda estamos no seu primeiro ano de atuação. Ainda assim, é fácil perceber o avanço pedagógico que os alunos das escolas participantes obtiveram. Com o prosseguimento
das ações, contamos com novas perspectivas de enriquecimento na práxis pedagógica das bolsistas atuantes e no progressivo crescimento dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: ALFABETIZAÇÃO – LETRAMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...