PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA ESCOLA MUNICIPAL VIVALDO DA COSTA LIMA


  • PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA ESCOLA MUNICIPAL VIVALDO DA COSTA LIMA
Bolsistas:
Cília Silva dos Santos
 Rafaela Noronha Ritter




O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência proporcionada pela CAPES - instituição financiadora do programa - está sendo de grande valia para o aproveitamento e exposição de métodos pedagógicos outrora trabalhados teoricamente. As bolsistas do PIBID - Pedagogia da UFBA, atuantes na Escola Municipal Vivaldo de Costa Lima, localizada na Rua Gregório de Matos, no Bairro do Pelourinho tem como objetivo alfabetizar os alunos dessa escola estimulando-o a visão crítica para que eles possam refletir sobre sua condição existencial do mundo. Para isso se faz necessário ouvir o que as crianças trazem e sua experiência é de fundamental importância para a construção do aprendizado. Freire, na obra “Pedagogia do Oprimido” relata que a partir da educação e conscientização dos indivíduos sobre seu próprio mundo é que eles poderão pensá-lo, criticá-lo e reconstruí-lo. As atividades aplicadas na Escola iniciaram em 3 de agosto de 2010, após 3 meses de observação e realização de diagnósticos, com estudos e elaboração de materiais para aplicação. As atividades realizadas com as crianças são baseadas na metodologia de Paulo Freire (com as rodas dialógicas), que rejeita a transferência e o depósito do saber por parte do professor para o educando, e Emília Ferrero, com relação aos diagnósticos e posterior divisão em níveis silábicos. Com isso procurou-se trabalhar com os alunos da Vivaldo métodos que eles se identificassem, sempre levando em conta o contexto no qual estão inseridos, pois se sabe que cada um tem a sua história e vivência do mundo. Trabalhou-se com as crianças atividades junto à música, peças teatrais, cantigas de roda, higienização e conscientizações em gerais, a exemplo do respeito ao indígena, negros e ao meio ambiente. Todos os projetos realizados tinham como suporte os PCN’s, que nos auxiliavam nessas atividades. É possível perceber avanços nas crianças tanto na questão da alfabetização como no processo de socialização e participação nas atividades realizadas. O PIBID veio trazer muito mais do que o fomento à pesquisa, trouxe acima de tudo conhecimento prático e real da educação.


Palavras-Chave: Criança, alfabetização, infância

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...