BREVE RECORTE DAS NOSSAS ATIVIDADES REALIZADAS NO CICLO DA ESCOLA RUI DE LIMA MALTEZ


  • BREVE RECORTE DAS NOSSAS ATIVIDADES REALIZADAS NO CICLO NA ESCOLA RUI DE LIMA MALTEZ
Bolsistas:
AnaCristina França Bastos Guimarães
Mariana Capinã Vitoriano da Silva
Nana Karini Lopes Carvalho

Nosso trabalho pretende contribuir para aproximação da teoria adquirida por nos bolsistas, com a prática vivenciada com docente no espaço escolar. O resultado dessa parceria resultou na confecção e reformulação de atividades cujo objetivo foi inserir o lúdico, a oralidade, a literatura, a arte, roda dialógica e os jogos para norteadores de uma alfabetização letrada. O programa de institucional de bolsa de iniciação a docência atuou na Escola Ruy de Lima Maltez, entre março de 2010 ate setembro de 2011, com a turma do 2º ano, com educandos de idade entre 7 a 10, cuja docência responsável titular era Karina, pedagoga com especialização em psicopedagogia e que apesar de algumas restrições no inicio, abraçou o projeto, esse é um dos fatores que creditamos o sucesso das atividades. Nossa atuação levou o letramento para a escola quando utilizamos informações e materiais já conhecido pelos educando como recurso, as cantigas de rodas para o diagnostico da escrita e leitura, nas fábulas como tema norteador do projeto de artes, os quadrinhos, com os jornais, rótulos com alfabeto, textos imagéticos, dentre outros. A presença de variação do nível alfabético foi um fator presente, diagnosticada nas atividades de sondagem realizadas. A relação interpessoal foi uma particularidade que apresentou a necessidade de ser estudada e trabalhada com atividade especificas, como dinâmicas de grupo e leitura de texto coletivo e jogos. Além da utilização de estratégias didáticas que visavam à formação de novos grupos de trabalho e fugindo do desempenho de grupos já estáticos. Entendemos que a educação deve ser pautada no respeito do sujeito singular e, sobretudo na formação do individuo como participante e atuante na sociedade desta forma as rodas dialógicas contribuíram positivamente para subsidiar esse processo. Concluímos que o espaço da docência é repleto de sujeitos cujas diferenças quando trabalhadas e respeitadas propiciam um maior enriquecimento e sucesso nas atividades propostas, tornando essas personalizadas.

Palavras chaves: Alfabetização, recursos, letramento ludicidade ,roda dialógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...