OS DIAGNÓSTICOS PARA O PROCESSO DAS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS, NA ESCOLA MUNICIPAL VIVALDO DA COSTA LIMA.


  • OS DIAGNÓSTICOS PARA O PROCESSO DAS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS, NA ESCOLA MUNICIPAL VIVALDO DA COSTA LIMA.

Bolsistas:
Eliete Farias da Silva
Flavia Nascimento Silva


Os diagnósticos dentro do contexto escolar, quando bem utilizados, funcionam como um dos elementos avaliativos, utilizados pelo professor em sala de aula, num caráter investigativo.
Sendo o professor aquele que exercerá o papel do que gerencia o processo de aprendizagem, tem a responsabilidade de estimular o desenvolvimento de todos os alunos pela aprendizagem de uma série de diversos conteúdos, valores e hábitos, os resultados desses diagnósticos permitirão ao docente acompanhar os níveis de desenvolvimento, habilidades e competências dos alunos em sala, ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Não só permite acompanhar gradualmente as construções continua dos discentes. Mas também lhe possibilita sua auto- avaliação, quanto profissional, o que dará um norte ao seu trabalho.
Pensando assim, a prática construída na escola municipal Vivaldo da Costa Lima, localizada no Centro Histórico da cidade de Salvador. Dentro de uma realidade bastante tensa , quando diz respeito ao desenvolvimento escolar dos alunos, muitas vezes abalada por situações vividas nos leitos de suas famílias quase sempre desestruturadas, tanto na visão social, quanto emocional e psicológica.
 Foram utilizados como suporte nas intervenções pedagógicas previstas para a escola e realizados pelas bolsistas selecionadas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência)
 No qual eram realizados no começo das atividades que seriam realizadas, para já trazer competências e habilidades próprias, e os que possivelmente poderiam ser adquiridos por cada educando ao decorrer do processo. Ao fim do período de atividades também eram realizados, para compreender os resultados alcançados.
E principalmente durante o período de trabalho, o que é de muita importância para acompanhar os estágios de desenvolvimento de cada aluno, selecionado para o projeto PIBID na Escola Vivaldo da Costa Lima
Em suma, os diagnósticos quando utilizado bem e conscientemente servirá como uma “bússola” para a realização das intervenções pedagógicas. É sob este olhar que entendemos os diagnósticos escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...