CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS BASEADAS NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PARA A REALIZAÇÃO DAS INTERVENÇÕES DAS BOLSISTAS DO PIBID.


  • CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS BASEADAS NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PARA A REALIZAÇÃO DAS INTERVENÇÕES DAS BOLSISTAS DO PIBID.
Bolsistas:
Camila de Andrade Coelho Silva
Sarah Louise Silva Santana
O subgrupo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que compõe o PIBID Pedagogia atua na Escola Ruy de Lima Maltez na perspectiva dos direitos e deveres da criança e do adolescente, tendo como embasamento teórico, bem como, a utilização das Rodas Dialógicas como principal metodologia de atuação. Realizamos atividades de intervenção a fim de que os estudantes recriem e vivam situações cotidianas, sabendo como atuar como cidadão críticos nestas ocasiões. Essas intervenções são trabalhadas desde Fevereiro de 2011, semanalmente com o alunado do segundo ano, composto por treze estudantes. Para uma melhor interação com os educandos uma das metodologias utilizadas é baseada na oralidade atribuindo o devido valor ao discurso e as vivências das crianças. Utilizamos também atividades psicomotoras que desenvolvem o corpo e o raciocínio dos mesmos, assim como participamos em conjunto com os projetos desenvolvidos na Instituição Escolar, tais como o Projeto do Cuidando do Meio Ambiente e Africanidades, com o qual estamos trabalhando atualmente. O uso destas metodologias é fundamental para percebermos as dificuldades e os pontos nos quais os estudantes se desenvolvem melhor. É sabido que a utilização da Roda Dialógica tem como função identificar o conhecimento prévio dos discentes sobre o assunto, colaborando de forma atuante nas atividades. A utilização desta metodologia oral forneceu aos mesmos uma visão letrada no que se refere aos direitos e deveres onde tais atividades estão surtindo um efeito positivo não apenas para o momento da atividade, mas também para o cotidiano dos estudantes além da sala de aula. O resultado das atividades propostas são educandos mais atuantes nos diversos setores da sociedade, produtores de conhecimento e não pacíficos aos acontecimentos da sociedade da qual participa ativamente. Percebemos durante todo o período de trabalho a satisfação dos envolvidos neste processo de ensino-aprendizagem que ocorre na Escola Ruy de Lima Maltez, tendo em vista a dedicação dos pibidianos em promover uma educação lúdica, porém consciente sobre assuntos que permeiam o cotidiano dos brasileiros formando cidadãos críticos, pensantes e atuantes na sociedade vigente.

PALAVRAS - CHAVE: Estatuto da Criança e do Adolescente, oralidade, Roda Dialógica, ludicidade, cidadania.

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